terça-feira, 26 de janeiro de 2010

ACREDITAR QUANDO NINGUÉM MAIS ACREDITA

Um importante nome na política americana teve todos os motivos para desistir do seu sonho e deixar de ser uma revolução na sua família e no seu país.
Deixa eu te perguntar uma coisa, e caso sua resposta seja sim, então você nem precisa continuar lendo esse artigo, pois ele foi escrito por alguém que acredita que as derrotas servem como coragem para seguir em frente, que as frustrações lhes dão sabedoria e que as montanhas tornam-se como farelos de pedras, pois nenhuma barreira pode ser maior do que um sonho.
VOCÊ VAI DESISTIR DOS SEUS SONHOS AGORA?
Essa é uma pequena parte da história de um menino simples, filho de lavradores, que nascera sem nenhum privilégio social e o que é pior, numa época onde a cor da pele era uma forma de separar o que valia do que não tinha nenhum valor. Motivo mais do que suficiente para não ter sequer o direito de sonhar.
Mas não para aquele menino!
Os fracassos, as frustrações e as perdas, não puderam paralisá-lo. Muito pelo contrário! Serviram como combustível para levar seus sonhos à realidade.
Você sabe qual é a distância entre um sonho e sua realidade?
Com certeza é muito mais perto do que você possa imaginar. Pois essa distância está separada por penas sete letras: DECISÃO.
CURIOSIDADE: Coincidentemente a palavra DECISÃO tem a mesma quantidade de letras que a palavra VITÓRIA, que por sua vez tem a mesma quantidade de letras que a palavra DERROTA.
Aquele menino decidiu enfrentar todos os obstáculos para realizar seu sonho.
NENHUMA VITÓRIA PODE SER MAIOR DO QUE A VITÓRIA SOBRE A SUA PRÓPRIA REALIDADE.
A realidade que aquele menino vivia era de impossibilidades, de discriminação, mas a visão que ele tinha de si mesmo era de um homem que carregava a vontade de vencer nas veias. Seu coração batia de acordo com seus sonhos e ele sabia que se parasse de sonhar, morreria.
Ainda na infância, uma derrota que para uma criança é o que definimos como sendo a tradução fidedigna da palavra dor, o faria, talvez questionar até mesmo o porquê da sua existência: sua mãe morreu.
Mas ainda assim ele não desistiu.
A cada derrota, a cada frustração, ele extraía forças para semear seus sonhos, mesmo que o solo tivesse aparência de espinhos.
Mas se você murmura diante das consequências adversas da vida, você acaba pondo uma barreira quase que intransponível entre aquilo que você sonha e a realização desse sonho.
E talvez esse fosse o diferencial que aquele menino possuía: ele não murmurava.
Entenda: entristecer-se por uma perda que no plano humano é irreparável não é o mesmo que ficar lamentando o resto da vida por essa perda.
E aqui tem um problema: muito de nós deixamos de conquistar o que é nosso porque simplesmente não nos separamos do cordão que nos une.
Não sei se você sabe, mas a águia vai às últimas consequências para disciplinar os filhos. Quando o filhote se recusar até mesmo a atender o ensinamento da mãe, esta toma uma medida radical. Ela pega o filhote do ninho com as suas possantes garras e o lança das alturas para o chão. Ele que nunca voou sozinho, cai de ponta cabeça, desesperado; e ela deixa. Quando o filhote está para espatifar-se ao chão, ela o toma novamente e o leva de volta para as alturas e novamente o empurra de lá. E faz isso, quantas vezes forem necessárias, até que o filhote aprende a voar sozinho.
Radical não é?
Talvez.
Mas às vezes precisamos tomar atitudes radicais para conseguirmos resultados radicais.
Mas o que isso tem a ver com a história que eu estou contando?
Tão somente leia...
Esse menino não precisou fugir e se isolar por causa da perda de sua mãe, mas ele entristeceu-se por um tempo, chorou o tempo necessário, mas honrou sua natureza.
Ele sabia que se as quedas obtidas na estrada da sua vida o fizessem desistir, seria conhecido não como um colecionador de derrotas, mas como um derrotado nato.
E enquanto todos pensavam que ele era apenas mais um negro que faria parte de uma estimativa dos que não tinham nenhuma chance, ele resolveu escrever a sua própria história.
Quando você conhece a sua natureza, quando você tem conhecimento do seu DNA, o final da sua história não será outro senão a de um vencedor.
Aquele menino não dava espaço para a tristeza. A cada derrota, a cada queda, a cada frustração, ele tirava um ensino diferente e o principal deles: o de não desistir.
Depois de colecionar inúmeras derrotas, esse menino fez, dessas derrotas, os degraus para seu sucesso. E eu não nos envergonhamos em tê-lo na galeria dos homens que admiramos.
E porque não desistiu de seus sonhos, esse menino pobre, negro, filho de lavradores, mas perseverante, entrou para a história nada mais nada menos como o homem que aboliu a escravidão de seu país. E mesmo a morte não pode atalhar seus sonhos de atravessar suas gerações, porque um sonhador não chegará ao fim da sua vida frustrado, pois seus sonhos durarão por toda eternidade.
Senhoras e senhores, crianças e jovens, temos a honra de lhes apresentar um dos maiores sonhadores de todos os tempos, o 16º Presidente dos Estados Unidos da América: ABRAHAM LINCOLN.
Um homem que não conquistou seu sonho tão logo terminasse a contagem dos votos nas urnas, mas lá atrás, quando ainda era uma criança e aprendeu que na vida as derrotas não são âncoras que nos prendem, mas o combustível que nos leva às mais belas estradas. Aprendeu que as frustrações não são motivos para sucumbirmos, mas um alimento que nos mantém fortes nas batalhas e que as perdas não são o ponto final da nossa vida, mas as sementes lançadas nos solos da nossa imaginação que produzirão as árvores onde colheremos o fruto chamado felicidade.
Portanto insista ao invés de desistir, pois um homem vitorioso não é somente aquele que venceu várias batalhas, mas também aquele que venceu uma batalha várias vezes.
Graça e paz em nome de Jesus.
Adriana Rita e Eduardo Santos

Um comentário:

  1. Obrigada por compartihar conosco um texto tão rico e tão motivador
    Abraços
    Angel Lisboa

    ResponderExcluir