terça-feira, 26 de janeiro de 2010

OS BENEFÍCIOS DO PERDÃO

Você sabia que existe o Instituto Internacional do Perdão?
É verdade!
Fica em Wisconsin - Madison, nos Estados Unidos.
O bispo africano Desmond Tutu na introdução do livro "Exploring Forgiveness" (explorando o perdão), do psicólogo norte-americano Robert Enright, que é diretor deste instituto, escreveu: "O perdão é uma necessidade absoluta para a continuidade da existência humana".
É querido, sem o perdão, a humanidade pára, estanca, petrifica-se.
É fato que o ato de perdoar para algumas pessoas está se limitado ao "deixa a vida me levar".
Elas dizem: "Eu o perdôo, mas não quero vê-lo pintado de ouro na minha frente".
Como é isso?
Já pensou se você pedisse perdão a Deus e Ele chegasse para você e dissesse: Filho, eu te amo! Oh! Como eu te amo! Vou te perdoar, mas você nunca mais apareça na minha presença ou invoca meu Santo Nome!
Já parou para pensar nisso?
Cristo, no ponto máximo de suas dores, pede para que o Pai perdoe aqueles que O puseram ali porque eles não sabiam o que haviam feito. (Lc 23:34)
E Jesus não precisava provar mais nada! Tanto para aqueles que O seguia quanto para aqueles que O perseguia.
Mas depois de tantos outros, Ele nos dá mais um ensinamento.
Eu penso que Jesus talvez pudesse ter dito, além do que a Bíblia nos fala em Lc 23:34 o seguinte: Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem, pois se o Senhor, Meu Pai, não perdoar a essas pessoas, como eu posso ser digno de estar sentado à Sua destra intercedendo por cada uma delas?
É claro que Jesus não precisava dizer aquilo, mas por amor a mim e a você, Ele, mais uma vez, mostra para o diabo que eu e você somos obras-primas arquitetadas, moldadas e constituídas por Deus. E nem ele e muito menos os seus “Golias”, podem nos paralisar.
É verdade! O diabo não pode te paralisar!
Mas tem alguém que pode: você mesmo!
Como somos cabeças duras mesmo!
Aquelas pessoas que Jesus ora, pedindo ao Pai para perdoá-las poderiam estar sentadas à Mesa do Rei agora, mas não foi assim que aconteceu.
E eu penso que todas elas só não foram de fato perdoas por que recusaram esse perdão.
A atitude do soldado que reconhece que Jesus não deveria estar ali foi uma atitude de arrependimento e esse, certamente foi separado.
O texto afirma que quando o centurião viu o que acontecera, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo (Lc 23:42).
Perdoar alguém é reconhecer que Deus é o Senhor da nossa vida. Mas existe uma segunda maneira de dizer que Deus é o Senhor da nossa vida e digo isso porque muitas das pessoas que deixaram, de alguma maneira, alguma cicatriz em alguém e foram perdoadas ainda vivem sofrendo pelo simples fato de não aceitarem o perdão.
Então o que eu entendo aqui é que o perdão traz honra a quem perdoa, mas quem aceita ser perdoado recebe dupla honra.
Então, quero encorajar a você a perdoar aquela pessoa que mesmo sem motivo te deixou alguma cicatriz, pois cada cicatriz no corpo Santo de Jesus foi por mim, que ofendi, por você, que ofendeu e pelas pessoas que nos ofenderam.
E quero dizer para você que ofendeu a alguém e acha que estava certo, mesmo sabendo que não estava, que aceite ser perdoado.
Eu fui perdoado e nenhuma condenação há contra mim.
Graça e paz!
Adriana Rita e Edu Santos

6 comentários:

  1. Pois é. eu quero, eu preciso perdoar, pois minha dor me sufoca. mas que fazer se quem me ofendeu não quer ser perdoado? Se quem me traiu nem sequer admite que também precisa de perdão? não pede desculpas nem admite que cometeu falta. Eu fui muito ofendida, mas quero perdoar. Minha dor não sara e eu acho que é porque quem me humilhou não admite que errou e não quer ser perdoado.
    Por favor quem puder que me ajude, que estou sofrendo muito. Já não sei o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O perdão não pode ser condicionado à espera da pessoa em vim pedi-lo. Libere essa pessoa do teu coração. Você não pode fazer do teu coração um cárcere. Deixe Deus agir e você verá uma mudança na tua vida!
      Receba a paz do Senhor em tua vida, em nome de Jesus!

      Excluir
  2. Gostaria de falar a você Leono que o perdão é indiferente se a pessoa que nos magoou pede perdão ou não. Muitas vezes elas nem tem verdadeiro arrependimento no coração.
    O único beneficiado pelo perdão é você.
    Perdoar a(s) pessoa(s) que nos traiu é dificil demais, e quanto mais amamos essa pessoa maior será o arrombo em nossa alma.
    Somente Deus para nos ajudar a perdoar.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito da publicação de vocês. Incentivo a publicarem mais artigos sobre perdão e sugiro sobre auto-estima.

    ResponderExcluir
  4. QUEM NAO PERDOA??....CARREGA PEDRAS PELA VIDA TODA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bíblia é categórica: quem não perdoa, não é perdoado por Deus! Mt 6:12

      Excluir